segunda-feira, 16 de março de 2009

Santa Endorfina

A endorfina tão amada pelos corredores é um peptídeo opióide endógeno. Estes peptídeos ligam-se a receptores específicos , ativando sistemas de supressão da dor no cérebro e na corda espinal.

As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos.

Por isso a endorfina é liberada durante atividade física intensa, é nada mais que seu organismo te protegendo contra a dor.

Quando a endorfina é liberada de um neurônio para o outro ela tem ação de neurotransmissor, quando é liberada no sangue tem ação hormonal.

Além de atuar na região responsável pela dor, as endorfinas também atuam em regiões do cérebro responsáveis pela sensação de prazer, modulação do humor.

Sabe-se que uma quantidade imensa de endorfina (beta-endorfina) é liberada durante o orgasmo, daí a sensação de prazer e relaxamento que sentimos no pós sexo e pós um treino mais puxado.

E por mais que eu goste de sexo, algumas vezes vale mais a pena botar um tênis ao invés de tirar.....enfim.

Por isso diz-se por aí que a endorfina provoca barato nos corredores (Runner´s high) e isso porque a endorfina é liberada durante exercícios físicos de longa duranção e entre média e alta intensidade, quando a respiração fica curta e ofegante, quando você está usando seu estoque de glicogênio muscular, ou seja, quando você está prestes a quebrar e graças a belezoca aqui você continua, o limite do seu corpo já foi superado mas você continua correndo apesar da dor e do desgaste físico.

Cientistas quebram a cabeça desde os anos 80 para provar se há ou não relação com a liberação de endorfina e aquela sensação boa que dá correr ou se matar de fazer qualquer atividade física e finalmente em 2008 ( foi ontem gente!!!!) cientistas alemães provaram que sim há, eles mediram as quantidades de endorfina no cérebro de corredores antes e depois desses correrem e ficou provado que a endorfina era produzida durante a atividade física e se concentrava nas regiões do cérebro associadas as emoções.

Então demorou para tirar aquele tenis caro do armário e ir correr.

Pelo menos se depois você decidir nunca mais correr de novo ninguém vai te chamar de canalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário